Quadrilha de crimes virtuais movimentou mais de R$ 3 milhões; Polícia Civil cumpre mais de 90 ordens judiciais em cinco estados
A quinta fase da operação Cyberconnect, deflagrada nesta quinta-feira (13), desarticulou um amplo esquema de golpes virtuais que atuava em São Paulo e em outros quatro estados. A investigação identificou dezenas de modalidades criminosas, incluindo leilões falsos, falsas centrais bancárias, advogados inexistentes e até agenciamento fraudulento de modelos.
A ofensiva policial resultou no cumprimento de 81 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso. Até o momento, seis homens e duas mulheres foram presos.
Segundo o delegado Everson Aparecido Contelli, da Delegacia Seccional de São José do Rio Preto e coordenador da Unidade de Inteligência Policial (UIP5), os detidos ocupavam posições de liderança dentro do esquema:
“Esses presos exercem liderança no esquema criminoso. Estão interligados em blocos, de acordo com a modalidade de crimes, mas nem todos pertencem à mesma facção.”
As investigações apontam que o grupo vinha atuando há pelo menos seis meses, aplicando golpes que atingiram centenas de vítimas na região de São José do Rio Preto. O prejuízo já ultrapassa R$ 3 milhões.
Apreensões e áreas de atuação
No estado de São Paulo, os mandados foram cumpridos na capital, Grande São Paulo e diversas cidades do interior. As prisões se concentraram em Rio Preto, Catanduva e Novo Horizonte.
Durante a ação, os policiais apreenderam:
-
57 celulares
-
16 notebooks
-
6 pen-drives
-
2 veículos
-
Mais de 700 produtos adquiridos de forma fraudulenta, incluindo suplementos alimentares.
Os suspeitos responderão por estelionato digital, furto mediante fraude, extorsão, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Balanço das Fases da Cyberconnect
Coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter 5), de São José do Rio Preto, a operação conta com apoio de unidades especializadas da Polícia Civil paulista e das polícias civis dos estados envolvidos.
Desde o início da Cyberconnect, a força-tarefa já:
-
Prendeu 132 suspeitos,
-
Bloqueou 132 celulares,
-
Derrubou 10 sites usados para golpes.
A operação segue em andamento.
Fonte e foto: SSP/SP
Foto: Polícia Civil/Divulgação
