Free xml sitemap generator
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Vacina da dengue do Instituto Butantan, primeira do mundo em dose única, é aprovada pela Anvisa

Publicada em: 27/11/2025 06:54 -

Vacina da dengue do Instituto Butantan, primeira do mundo em dose única, é aprovada pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (26), a Butantan-DV, vacina do Instituto Butantan que passa a ser o primeiro imunizante contra dengue aplicado em dose única no mundo. A autorização é válida para pessoas de 12 a 59 anos.

Com a aprovação, o Instituto já possui mais de 1 milhão de doses produzidas, que serão disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A definição de início da campanha e da faixa etária a ser vacinada ficará a cargo do Ministério da Saúde.

O Butantan também firmou parceria com a empresa chinesa WuXi, o que deve ampliar a capacidade de produção para cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.

Resultados dos estudos

A liberação pela Anvisa foi baseada no acompanhamento de cinco anos do estudo clínico de fase 3, que avaliou mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros entre 2016 e 2024. A vacina apresentou:

  • 74,7% de eficácia geral

  • 91,6% de eficácia contra casos graves e com sinais de alarme

  • 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue

Os ensaios também indicaram segurança tanto para pessoas que já tiveram dengue quanto para quem nunca teve contato com o vírus. As reações mais comuns foram leves, como dor no local da aplicação, fadiga e dor de cabeça.

Por ser aplicada em dose única, a vacina pode facilitar campanhas de imunização e ampliar a adesão da população, segundo análise publicada anteriormente por pesquisadores na Human Vaccines & Immunotherapeutics.

Situação da dengue no país

O Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, quatro vezes mais que em 2023. Em 2025, até meados de novembro, foram notificados 1,6 milhão de casos prováveis.

Próximas etapas

O Butantan já recebeu autorização da Anvisa para estudar o imunizante em pessoas de 60 a 79 anos. A instituição também busca reunir mais dados para avaliar a inclusão de crianças de 2 a 11 anos, faixa etária para a qual estudos anteriores apontaram segurança.

Fonte: Agência SP
Foto: Governo SP


 

#VacinaDaDengue #ButantanDV #Dengue #Saúde #Imunização #Anvisa #DoseÚnica #PesquisaCientífica #Brasil #Jornalismo

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...