Free xml sitemap generator
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Rede de lavagem de dinheiro do crime organizado é alvo de megaoperação do Deic em SP Mais de 50 mandados judiciais são cumpridos; bens de investigados são sequestrados

Publicada em: 04/12/2025 11:24 -

Rede de lavagem de dinheiro do crime organizado é alvo de megaoperação do Deic em SP
Mais de 50 mandados judiciais são cumpridos; bens de investigados são sequestrados

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta quinta-feira (4), a Operação Falso Mercúrio, com o objetivo de desmantelar uma rede especializada em lavagem de dinheiro a serviço de uma facção criminosa que atua no estado. A ação é conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Ao todo, estão sendo cumpridos 54 mandados judiciais, sendo seis de prisão e 48 de busca e apreensão na capital e na Grande São Paulo. A Justiça também determinou o sequestro de 49 imóveis, três embarcações e 257 veículos, além do bloqueio de contas de pelo menos 20 pessoas físicas e 37 empresas ligadas ao esquema.

De acordo com a investigação conduzida pela 3ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), o grupo estruturou um sistema complexo para movimentar valores provenientes de crimes como tráfico de drogas, estelionato e jogos de azar. Os investigadores apontam a existência de três núcleos principais:

  • Coletores, responsáveis por reunir o dinheiro ilícito;

  • Intermediários, encarregados de movimentar e ocultar os valores;

  • Beneficiários, que recebiam os recursos já “lavados”.

Cerca de 100 policiais civis de todas as delegacias da DIG participam da ofensiva. O nome da operação faz referência ao deus romano Mercúrio, associado ao comércio e também à trapaça, simbolizando a atuação fraudulenta da rede investigada.

O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, acompanhou as equipes durante o início da operação. “É uma das maiores ações já realizadas pela Polícia Civil contra a lavagem de capitais. Os envolvidos viviam em luxo e movimentavam milhões. Hoje avançamos contra essa rede criminosa”, afirmou.

O diretor do Deic, delegado Ronaldo Sayeg, destacou a dimensão da apuração. “Esta é a maior investigação patrimonial e financeira já feita pelo departamento. Seguimos a diretriz de descapitalizar o crime organizado e recuperar ativos”, disse.

Os suspeitos detidos e o material apreendido serão encaminhados à 3ª DIG, onde os casos serão registrados. As diligências continuam.

Fonte; SSP/SP
Foto: Reprodução / SSP/SP

#PolíciaCivilSP #OperaçãoFalsoMercúrio #Deic #SegurançaPública #CombateAoCrime #LavagemDeDinheiro #Investigações #JustiçaSP

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...