Oito cidades do interior de SP são promovidas a Estâncias Turísticas; estado passa a ter 78 municípios na categoria
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou por unanimidade dois projetos de lei que ampliam o número de municípios classificados como Estâncias Turísticas e Municípios de Interesse Turístico (MITs). Com isso, o estado agora conta com 78 Estâncias Turísticas, incluindo novas promoções nas regiões de Botucatu, Jaú, Buritama e Tatuí.
Além dessas quatro cidades, também foram elevadas à categoria de estância os municípios de Guararema, Sertãozinho, Apiaí e Barra do Turvo. As promoções ocorreram após o cumprimento de todos os requisitos previstos no ranqueamento finalizado em 2024, que avalia infraestrutura, governança, atrativos, serviços turísticos, eventos e capacidade de gestão.
A mudança foi possível graças ao PL 1.274/2025, enviado pelo Governo de São Paulo, que aumentou de 70 para 78 o limite de estâncias — e deve ser sancionado nos próximos dias. Paralelamente, os deputados aprovaram o PL 1.273/2025, que amplia os tetos de repasses do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur), elevando de 70 para 80 o número máximo de estâncias e de 140 para 165 os MITs.
Atualmente, São Paulo conta com 78 Estâncias Turísticas e 136 MITs aptos a receber recursos. Os 70 novos MITs, titulados em agosto, poderão acessar o Fumtur após participarem do próximo ranqueamento, em 2027.
As listas completas das Estâncias Turísticas e dos MITs estão disponíveis no site da Alesp.
Foto: PM Botucatu
